5 de maio - Dia Internacional da Língua Portuguesa

Crédito: Unesco

Língua Portuguesa

Você sabia que a língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões em diversos países, entre eles 9 que têm o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial? Pois assim é!

Nesses países, o Dia Internacional da Língua Portuguesa é comemorado no dia 5 de maio. A data foi instituída em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e também é chamado de Dia da Lusofonia (conjunto dos países que falam português ou têm a língua portuguesa como língua materna). A data evidencia o valor do português, que é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.

Crédito: Geo5 Internacional

Além do dia 5 de maio, a língua portuguesa é celebrada em outras duas datas: 10 de junho, quando, convencionalmente, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa no Brasil, data ligada à homenagem a Luís Vaz de Camões, considerado o maior poeta de língua portuguesa da história, falecido em 10 de junho de 1579; e 5 de novembro, o Dia Nacional da Língua Portuguesa, como uma data comemorativa brasileira, em consagração ao escritor brasileiro Rui Barbosa, que nasceu nesse dia, no ano de 1849.

Crédito: Consumare

A língua varia

Entretanto, apesar de falarmos a mesma língua, no nosso dia a dia podemos perceber que o português do Brasil se difere do português dos outros países, seja pelas palavras usadas, pelo sentido que damos a elas, pela maneira como as pronunciamos (sotaque) e pela própria construção das frases.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil já havia outro povo nativo no território e a língua falada por ele interagiu com o português criando variações no idioma. Esse povo eram os indígenas. Além disso, com o passar dos anos, outras línguas também influenciaram o português do Brasil devido à presença de estrangeiros que se estabeleceram aqui, principalmente os povos escravizados trazidos do continente africano, sem contar as modificações que sofre permanentemente conforme o uso e a influência dos diversos meios de comunicação.

“Como a Língua Portuguesa chegou em nossa terrinha? Veio nas malas, ou melhor, na comunicação dos portugueses. Com o domínio dos portugueses, o idioma tornou-se a língua oficial e nacional do Brasil, carregando um vasto vocabulário herdado das línguas indígenas faladas no país. A história da língua portuguesa no Brasil apresenta a complexa interação entre a língua do colonizador, as línguas indígenas brasileiras, as diversas línguas africanas e as línguas dos imigrantes europeus. Nossa língua é mix cultural. Ela foi se ajustando às necessidades que apareciam. Se hoje conseguimos informar e disseminar é graças à Língua Portuguesa.”

(Fonte: CRB1)

Essa diferença, no entanto, não ocorre apenas porque os falantes são de países diferentes. Mesmo dentro do território brasileiro podemos perceber variedades linguísticas motivadas por fatores diversos: as várias regiões, áreas urbanas e rurais, idade do falante, escolaridade, situações em que se emprega a língua etc.

(Fontes de pesquisa: Somos Par e e-docente – Acesso em 04.05.2021)

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021 | Spot


Conheça mais sobre a data acessando UNESCO.

Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia um conto - A avó, a cidade e o semáforo, de Mia Couto

Falando um pouco sobre o nosso momento atual