Nomofobia - Você já ouviu falar sobre isso?
Caro(a) aluno(a),
Você sabe, por um acaso, o que é monofobia?
"[...] Transtornos e síndromes podem ser desenvolvidos com a utilização excessiva de smartphones e outros aparelhos eletrônicos. Tanto é que milhares de pessoas ao redor do mundo já sofrem de um problema que se tornou muito comum: a NOMOFOBIA. A síndrome é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum motivo, como a ausência de um sinal, o término do pacote de dados ou a carga da bateria.
Uma fobia crescente entre jovens, a palavra tem origem de uma composição em inglês: no + mobile + phone + phobia. O termo foi criado pela YouGov, uma instituição de pesquisa sediada no Reino Unido."
(Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2019/09/25/nomofobia-fique-atento/ - Acesso em 18/08/2020)
Infografia: Halleyxon Augusto |
Veja o vídeo abaixo.
E quem são os mais propensos a sofrer de nomofobia?
"Acredita-se que até 70% dos jovens são viciados no uso de telefone celular. Além disso, a nomofobia ocorre na adolescência por essa ser a fase onde se busca a aceitação nos grupos de amigos, com a finalidade de se identificar ou mesmo pertencer a algum grupo.
Os especialistas citam que as meninas têm uma possibilidade mais elevada de sofrer de nomofobia do que os meninos. Ao que parece, os laços emocionais que as mulheres estabelecem com suas amizades através do telefone são muito fortes. Além disso, possuem maior necessidade de afeto, o que pode explicar o motivo de serem mais suscetíveis de desenvolvê-la."
(Fonte: https://soumamae.com.br/a-nomofobia-na-adolescencia/ - Acesso em 18/08/2020)
Agora faça o teste a seguir.
E aí? Como se saiu no teste? Está tudo sob controle ou precisa ficar mais atento ao modo como tem usado seu celular? Aproveita e reflita sobre isso. Para o tratamento da nomofobia é necessário o acompanhamento de um profissional, psicólogo e, se necessário, psiquiatra para auxílio com medicamentos.
Para fechar esta postagem, veja mais uma animação que mostra como o uso excessivo de um aparelho móvel pode prejudicar pessoas e relações.
Ah! Antes de fechar a página, deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto tratado aqui.
Um forte abraço!
Comentários
Postar um comentário