Postagens

Mostrando postagens com o rótulo gênero textual

Lenda - o gênero em foco

Imagem
Querido(a) aluno(a), Hoje, o nosso foco é o gênero textual "lenda", parte importante do folclore brasileiro. Leia o texto abaixo para entender melhor em que consiste esse tipo de texto.  "Você provavelmente já deve ter ouvido histórias, principalmente de pessoas mais velhas, e pensado: “será que são verdade”? Algumas são de deixar os cabelos arrepiados, enquanto outras contam com um toque de mistério. Esse tipo de história é chamado de lenda. Cada região do Brasil possui um arsenal delas. Em síntese, as lendas são narrativas contadas de geração em geração e possuem a característica de se moldar conforme o tempo. Assim, os detalhes vão aumentando, a cultura e a tradição popular entram e tornam as descrições mais caprichadas. Mas afinal, como surgiram as lendas? Lenda é uma palavra que vem do latim e significa “o que deve ser lido”. Antigamente, o termo era relacionado às histórias de santos. Porém, foram adquirindo características específicas até se tornaram o que são hoj...

Cartaz - o gênero em foco

Imagem
Olá, querido(a) aluno(a)! Você já deve ter visto por aí, seja em outdoors, murais, paredes, revistas e, até mesmo na própria  Internet, diversos cartazes que tem como finalidade informar as pessoas, sensibilizá-las ou conscientizá-las sobre determinado assunto. Geralmente ele apresenta imagem e texto e usa uma linguagem simples e direta, adequada ao perfil do interloc utor ( a pessoa com quem se conversa ) . Um bom exemplo para ilustrar o gênero textual indicado acima é esse cartaz produzido pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo principal indicar aos pais cuidados com os filhos durante a pandemia e o distanciamento social. Leia-o com seus pais e/ou responsáveis e conversem sobre as dicas que ele vem trazendo, refletindo sobre o que têm dado certo ou não dentro de casa e para cada um de vocês.  Assista também ao vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre o gênero cartaz . E lembrem-se: a melhor forma de se combater a Covid-19 é prevenção! Abraços e até a próxima!...