Você na web!






Querido(a) aluno(a),

Quando lá naquele 18 de março nos despedimos para entrar em quarentena, já sem poder nos abraçar porque sabíamos que um vírus estava se espalhando pelo mundo, não imaginamos ficar tanto tempo fora dos muros da nossa escola. Há exatos 148 dias que estamos em casa, esperando por dias melhores e com a esperança de que descubram, o mais breve possível, uma vacina que nos imunize dessa doença.

É claro que, ao termos de ficar dentro de nossas casas, sem contato direto com os amigos, sem passear tranquilamente para nos distrair, sem poder ir ao cinema ou à festas, entre outras coisas, dedicamos muito mais tempo a navegar pela Internet, acessando, principalmente, as redes sociais para assim matar a saudade de quem está longe, ou postando, ou participando de jogos on-line etc. Fazer tudo isso é muito legal. Nós, adultos, também gostamos dessas coisas, porém é preciso ter muito cuidado com o tempo que ficamos conectados e com o que expomos virtualmente sobre a nossa intimidade, nossa vida particular ou dados pessoais. Como já disse antes, há muita gente que usa a Internet como uma arma contra quem está exposto e indefeso. É ciberbullying, aliciamento, fake news e por aí vai. Essas pessoas ficam todas à espreita aguardando o momento certo para atacar alguém no mundo virtual, justamente porque podem se esconder por trás de identidades e perfis falsos.



Então, vai um conselho: cuide-se ao navegar para que você não seja uma vítima de pessoas que não querem o seu bem, principalmente nesse tempo em que você está fora da escola. Para isso existem redes de proteção a quem você pode recorrer para se prevenir, fazer denúncias ou pedir ajuda. Eu vou deixar aqui uma dica de site muito legal para você acessar e tirar sua dúvidas sobre esses assuntos. É o Safer Net


Você pode dar essa dica também a seus pais, familiares, amigos... Todos precisam saber que podem se proteger e proteger a outros contra crimes virtuais. Isto é assunto sério!

Pra fechar este post, assista aos vídeos abaixo com atenção para saber um pouco mais.




e, se achar legal, comente sobre o assunto no fim do post!

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia um conto - A avó, a cidade e o semáforo, de Mia Couto

Falando um pouco sobre o nosso momento atual