Roseana Murray - escritora

Olá, querido(a) aluno(a),

Em nossa atividade de português e literatura desta semana, falamos sobre receita poética. Lá é apresentada a capa do livro de Roseana Murray de onde foi tirado o poema abaixo:

Receita de espantar a tristeza

faça uma careta e mande a tristeza
pra longe pro outro lado
do mar ou da lua

vá para o meio da rua
e plante bananeira
faça alguma besteira

depois estique os braços
apanhe a primeira estrela
e procure o melhor amigo
para um longo e apertado abraço 

(Roseana Murray. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997. P. 28)

Vamos conhecer melhor essa obra tão linda?


Leia a sinopse: Este livro de poesia parece com os de culinária. Em ambos, há ingredientes. Nos de culinária, os ingredientes são palpáveis e costumam contar com a precisão das medidas. As receitas deste livro não ensinam, sugerem. Falam das novas possibilidades, das descobertas dos gestos simples e delicados. Enfim, falam da vida e de suas inúmeras facetas, captadas pelo olhar agudo da poesia de Roseana Murray. 

E quem é Roseana Murray? Leia uma pequena biografia da escritora.


Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro, dia 27 de Dezembro de 1950. É formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy. Começou a escrever poesia para crianças em 1980, com o livro "Fardo de Carinho", influência direta de "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles. Roseana já publicou mais de cem livros.

Recebeu por quatro vezes o Prêmio de Melhor Poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Troféu APCA, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor livro infantil e faz parte da Lista de Honra do I.B.B.Y (Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens)."
(Fonte: Wikipédia

Roseana Murray tem um site muito bacana que você pode acessar, aprender e se divertir. É só clicar aqui: Roseana Murray .


E aí? Gostou? Deixe um comentário para a gente!

Um abração!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia um conto - A avó, a cidade e o semáforo, de Mia Couto

Falando um pouco sobre o nosso momento atual