Lenda - o gênero em foco


Querido(a) aluno(a),

Hoje, o nosso foco é o gênero textual "lenda", parte importante do folclore brasileiro. Leia o texto abaixo para entender melhor em que consiste esse tipo de texto. 

"Você provavelmente já deve ter ouvido histórias, principalmente de pessoas mais velhas, e pensado: “será que são verdade”? Algumas são de deixar os cabelos arrepiados, enquanto outras contam com um toque de mistério. Esse tipo de história é chamado de lenda. Cada região do Brasil possui um arsenal delas.

Em síntese, as lendas são narrativas contadas de geração em geração e possuem a característica de se moldar conforme o tempo. Assim, os detalhes vão aumentando, a cultura e a tradição popular entram e tornam as descrições mais caprichadas.

Mas afinal, como surgiram as lendas?

Lenda é uma palavra que vem do latim e significa “o que deve ser lido”. Antigamente, o termo era relacionado às histórias de santos. Porém, foram adquirindo características específicas até se tornaram o que são hoje. Assim, as lendas narram sobre a cultura e a tradição popular.

Com isso, cada região do Brasil possui lendas diferentes que contam sobre a história e aspectos singulares da sabedoria popular. Portanto, são relatos que incluem fatos históricos mesclados com fantasia. Além disso, explicam situações que, normalmente, não podem ser explicadas cientificamente.

Dessa forma, são narrativas que viajam com o tempo e adquirem, cada vez mais, detalhes de uma geração. Incluem medos, dúvidas e questões incompreendidas, regadas por muita imaginação. São, além disso, classificadas como folclóricas e urbanas

[...] as lendas folclóricas são histórias que assumem características específicas de acordo com a cultura e tradição de cada povo. Assim, de Norte ao Sul do país, é possível encontram uma variedade de lendas caracterizadas pela peculiaridade regional.

[...]

As lendas urbanas, assim como as folclóricas, são relatos fantasiosos transmitidos de geração à geração. Porém, as lendas urbanas são histórias modernas, com um teor de terror. Além disso, explicam acontecimentos sobrenaturais e misteriosos, geralmente, que ocorrem nas cidades.

(Conheça lendas da cidade de Belo Horizonte no vídeo acima) 
Dessa maneira, se difere um pouco das lendas folclóricas, mas a narrativa segue o mesmo objetivo. Ou seja, explicar fatos que a ciência não conseguiria. Assim, as lendas urbanas estão espalhadas pelas regiões do país e são caracterizadas como um folclore moderno."

(Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/lenda/ - Acesso em 25/08/2020)

Agora, assista, no vídeo abaixo, a lenda da mandioca que faz parte do folclore brasileiro e é de origem indígena. É ela que explica a origem dessa raiz nutritiva essencial na alimentação dos índios, assim como na nossa também.
 

E, para terminar, já que estamos falando da mandioca, aproveite e assista também ao vídeo "Como se escreve" em que o Professor Rômulo Bolívar explica a grafia correta do nome de alguns alimentos. É bem legal!


Por hoje é isso!

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia um conto - A avó, a cidade e o semáforo, de Mia Couto

Falando um pouco sobre o nosso momento atual