Evolução dos meios de comunicação


Fonte

A evolução dos meios de comunicação

Quando, lá nos primórdios, o homem teve a necessidade de se comunicar com o outro, ele começou a buscar maneiras para fazer isso. Primeiro, a comunicação acontecia por meio de sinaisgestos e sons, coisas que continuamos a usar e que foram também se adaptando com tempo. Exemplo disso são os emojis - palavra derivada da junção dos seguintes termos em japonês: e (imagem) + moji (letra) - ideogramas e smileys  usados em mensagens eletrônicas e páginas diversas da web.

Depois, os registros de desenhos, como as pinturas rupestres em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África, e hieroglifos, no Egito, deram lugar a escrita, o que possibilitou o surgimento da carta. Este meio de comunicação, por romper longas distâncias, foi muito importante por um bom tempo até inventarem o telégrafo, aparelho capaz de enviar mensagens por meio de um sistema de códigos. Passados 32 anos, foi inventado o telefone, este já bem conhecido nosso, o qual revolucionou a comunicação. 

Daí vieram o rádio e a televisão, com uma diferença de tempo entre um e outro, e os aparelhos celulares que são um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo atualmente por comportar dentro de sua memória uma enorme quantidade de funções, tornando mais prática a vida das pessoas.

Veja o vídeo que ilustra essa evolução. 

O que faríamos se não pudéssemos nos comunicar? E o que faríamos sem os meios de comunicação que tanto nos auxiliam em nosso dia a dia, principalmente hoje, quando é preciso manter distâncias por causa da pandemia? E ainda nem abordamos sobre o meio de comunicação mais importante da atualidade que é a Internet, não é mesmo?! 

Veja essa animação da turma da Mônica em que o Cascão faz um telefone de latinhas para se comunicar com os amigos. Antigamente, a gente brincava muito disso e se divertia bastante. Assista ao vídeo, e, se achar legal, faça um telefone assim para se distrair com alguém de casa. Há vários sites ensinando a fazer um desses com o uso de sucata. É só pesquisar e se divertir!




Continuando com a evolução dos meios de comunicação, vamos falar, então, sobre a Internet tão conhecida por todos nós, não é mesmo?!

Bem, resumidamente é assim:

"A invenção da Internet modificou tudo aquilo que conhecíamos a respeito das formas de comunicação. Essa rede que integra mundialmente milhares de computadores foi capaz de aproximar pessoas, diminuindo longas distâncias e reduzindo o tempo de transmissão de uma informação. [...]

A Internet passou por diversas modificações e é um dos meios de comunicação mais dinâmicos e que mais se desenvolvem atualmente, incorporando diversos outros meios de comunicação. Muitos jornais e revistas passaram a ser on-line. Cartas deram lugar a e-mails. Assim, a sociedade transformou sua maneira de comunicar-se, enviando informações e trocando dados instantaneamente por meio dos celulares e computadores."

(Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm - acesso em 08 de junho de 2020)

Para conhecer a história completa da Internet, veja o vídeo a seguir.




Agora, apesar de a Internet ser um dos mais significativos meios de comunicação, ela apresenta diversos problemas quanto ao seu uso inadequado por uma parcela de usuários. Exemplo disso é a prática do ciberbullyng que consiste na intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, sendo os adolescentes as maiores vítimas.

Por isso, numa outra publicação, o nosso assunto será "você na web". Até lá, reflita sobre os seguintes pontos:

  • Você cuida da sua privacidade na rede?
  • Você lê os termos de uso e as políticas de privacidade dos serviços na Internet?
  • Se você tem Facebook, Twitter, Instagram e outras redes de relacionamento na Internet, já parou para pensar que todo dia você fornece informações preciosas sobre sua vida?

Um abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia um conto - A avó, a cidade e o semáforo, de Mia Couto

Falando um pouco sobre o nosso momento atual